A importância da telemedicina nos dias atuais
Primeiramente, destaca-se que o termo telemedicina tem origem na palavra grega 'tele' que significa distância. O termo tele também é utilizado para formar as palavras telefone, televisão etc.
Seja como for, a telemedicina engloba toda a prática médica realizada à distância, independentemente do instrumento tecnológico utilizado para essa relação direta e de certa forma 'impessoal'. Os primeiros indícios de utilização dessa prática foram verificados em Israel, sendo também bastante utilizada nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa.
Desde o início de sua utilização, na década de 1950, a telemedicina mudou e avançou muito. Antes, poucos hospitais utilizavam a tecnologia para chegar a pacientes em locais remotos. Entretanto, com o avanço dos meios de comunicação, o contato entre médico e paciente ou entre os profissionais de saúde ficou mais simples e prático: a relação e a troca de informações foi ampliada com o telefone fixo, depois com os celulares, e se tornou ainda mais rápida com a internet.
No Brasil, o serviço de telemedicina, está crescendo e firmando-se. Seu início foi na década de 90, justamente com o grande crescimento na utilização da internet, acompanhando uma tendência muito grande de atendimento médico e geração de laudos à distância. Nos últimos anos, empresas de saúde, instituições de medicina e os órgãos reguladores vem fazendo um esforço de grande importância para a promoção, a disseminação e o desenvolvimento de mais programas de assistência e cooperação remota em saúde. Em todo o país, as principais universidades públicas e privadas já possuem unidades e núcleos especificamente voltados ao estudo e à aplicação da telemedicina. A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação conta com centenas de unidades em operação no país.
A telemedicina possui inúmeros benefícios e vantagens tais como: Ampliação do contato entre médicos e pacientes: Acessibilidade a especialistas e profissionais de referência: Facilidade na troca de informações entre os serviços de saúde: Diminuição do deslocamento de pacientes a hospitais e grandes centros urbanos: Facilidade na realização de exames, que podem ser feitos em clínicas e postos de saúde: Melhora a qualidade dos laudos emitidos e agiliza a entrega.
Segundo o Conselho Federal de Medicina na Resolução CFM nº 1.643/2002, essa especialidade representa o exercício da medicina através de metodologias interativas de comunicação audiovisual e dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde, Desde 1990, :a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a importância dessa área médica, em especial para casos em que a distância é um fator crítico para a oferta de serviços ligados à saúde.
Dessa forma, a telemedicina se apresenta como uma forma de quebra de barreiras culturais, socioeconômicas e, principalmente, geográficas, para que os serviços e informações em saúde cheguem a toda população.
Referências
https://www.oabrs.org.br/noticias/temas-relacionados-direito-medico-e-saude-sao-abordados-no-ultimo-dia-i-conferencia-nacional/45110
https://rute.rnp.br/
https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-CFM-1643-2002-08-07.pdf
Matheus Araújo Dos Santos - bacharelando em Direito na IMED, membro do GEAK - Grupo de Estudos Araken de Assis.
SANTOS, Matheus Araújo dos Santos. A importância da telemedicina nos dias atuais. Revista Páginas de Direito, Porto Alegre, ano 21, nº 1525, 21 de Junho de 2021. Disponível em: https://paginasdedireito.com.br/component/zoo/a-importancia-da-telemedicina-nos-dias-atuais.html