30.05.22 | STJ Notícias

Adoção avoenga abre segunda temporada do programa Último Recurso

O programa Último Recurso, produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do Superior Tribunal de Justiça (STJ), está de volta com uma segunda temporada de histórias reais de pessoas que encontraram na Justiça o caminho para garantir seus direitos. O episódio de estreia encarou o desafio de contar o caminho percorrido pelos avós de um menor para conseguir adotá-lo.

parágrafo 1º do artigo 42 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a adoção de menor pelos avós (adoção avoenga), mas ela é possível quando for justificada pelo melhor interesse da criança. Foi assim, provando a necessidade de segurança e bem-estar do neto, que o casal conseguiu decisão favorável no STJ.

O programa ouviu profissionais para saber como tratar a questão legal e psicológica dos envolvidos em uma adoção avoenga. Entre os entrevistados está o relator do processo no STJ, ministro Luis Felipe Salomão. Segundo ele, "é impossível dizer que sempre os avós poderão adotar os netos; depende muito do caso concreto e de todas as circunstâncias. A tese jurídica é que sempre o juiz vai interpretar aquela regra de acordo com o seu fim social".

Estreia

O primeiro episódio da segunda temporada do Último Recurso – Adoção Avoenga estreia nesta segunda-feira (30), às 22h, na TV Justiça, com reprise às segundas, no mesmo horário. É possível assistir também pelo canal do STJ no YouTube.

Compartilhe esta notícia:
Adoção avoenga abre segunda temporada do programa Último Recurso - O Site Páginas de Direito foi criado pelo Professor Livre Docente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Desembargador Aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e ex Professor Titular do Mestrado e Doutorado da PUCRS

Editores: 
José Maria Tesheiner
(Prof. Dir. Proc. Civil PUC-RS Aposentado)

Mariângela Guerreiro Milhoranza da Rocha

Advogada e Professora Universitária

ACESSE NOSSAS REDES

Excelência em conteúdo jurídico desde o ano de 2000 | ISSN 1981-1578